Ilha de Sto. Antão


Informações Úteis Destaques Produtos e Serviços Galeria de Imagens

Saiba mais sobre rent-a-car , alojamento , restaurantes na Ilha de Sto. Antão.

Santo Antão é uma das ilhas mais fantásticas de Cabo Verde. Podendo pecar por esta afirmação, pois todas as ilhas têm o seu encanto particular, esta é no entanto, e no domínio das mais montanhosas, aquela que mais nos entusiasma.

ilha_s_antao

Detentora de imponentes montanhas e profundos e escavados vales, o relevo desta ilha é de suster a respiração.

Um dos acessos para lá chegar é de barco. A ligação é feita a partir do Mindelo, em S. Vicente, e a atracagem é feita no Porto Novo, concelho com uma paisagem árida e onde se encontra a Praia do Escorralete, palco de outro festival anual de música.

    

Ao tomarmos a estrada em direcção ao norte da ilha somos levados para um mundo quase irreal, onde a força e vontade humana se impuseram à natureza agreste destas paragens. Autênticos monumentos ao esforço e trabalho de quem para elas contribuíram, são as estradas esculpidas por entre encostas abruptas. Verdadeiras montanhas russas, elas são motivo de espanto. Como que de uma forma mágica somos transportados da aridez dominante para uma zona onde os Europeus se sentem em casa pelas suas condições ambientais. Estas são as zonas mais elevadas da ilha, onde os eucaliptos e pinheiros são plantados em grande número todos os anos e onde facilmente nos vemos envoltos por densos e frescos nevoeiros. Este tipo de paisagem oferece condições invejáveis para a prática de desportos de montanha, entre os quais já se podem encontrar como oferta turística a prática guiada de trekking.

cana_de_acucar

Passadas estas paragens, e já ao nível do mar, chegamos à Ribeira Grande, vale onde está situado com o mesmo nome o principal centro urbano da ilha, ponto de bifurcação para dois dos locais mais visitados em Santo Antão. Pela direita, vamos através do litoral para o Vale do Paul, local de eleição e um dos mais belos da ilha. Com uma vegetação densa e repleta de culturas de milho, cana de açúcar e outras espécies agrícolas, à medida que avançamos para o seu interior sentimo-nos constantemente vigiados e protegidos pelas imponentes montanhas que formam o vale. Neste local encontra-se um parque de lazer, incluindo piscina, proporcionando aos visitantes um maior desfrute da calma solene que esta ilha oferece a quem a percorre.

De regresso a Ribeira Grande e seguindo a esta, dirigimo-nos para a Ponta do Sol, centro administrativo da ilha. É nesta vila que se encontra o aeródromo, autêntico porta-aviões que tomou ao mar uma parte para ser construído.

Com uma vida pacata, esta paragem oferece a quem por lá passe o essencial para um passeio relaxante. Bela é também a sua praça sempre cuidada e tendo como companheiros edifícios de grande beleza, como é o caso da Igreja, da Câmara Municipal e dos Correios. Santo Antão é também considerada a ilha do "grogue", aguardente típica feita ainda hoje por métodos tradicionais de moagem da cana sacarina com o "trapiche", rudimentar mecanismo que emprega a força humana ou animal para o seu funcionamento. O fabrico do grogue tem a ver com o cultivo em grande escala da cana do açúcar nesta ilha, onde a amabilidade e hospitalidade surgem em doce harmonia entre a paisagem e as suas gentes.