Ilha do Maio


Informações Úteis Destaques Produtos e Serviços Galeria de Imagens

Saiba mais sobre rent-a-car , alojamento , restaurantes na Ilha do Maio.

Ilha de extensos areais, quase toda rodeada por praias de areia fina e branca contrastantes com o azul das águas cristalinas e quentes. Praia Preta, Praia Real, Pau Seco, Porto Cais, Bitche Rotcha e Boca do Morro são algumas das mais conhecidas.

IlhaMaio

Uma passagem por ela significa o refúgio num mundo semi-selvagem que convida ao descanso e aventura do mergulho para apreciar a riquíssima fauna marinha. Regular e sazonal é a valiosa, visita de tartarugas que escolhem aquelas praias puras para desovar.

Apesar de ser desértica, a criação de gado tem uma expressão significativa e ainda hoje a captura do burro bravo, numa espécie de rodeo, pode constituir um espectáculo apreciado pelos turistas.
Do aeroporto até Vila do Maio, principal centro urbano da ilha, a extensão percorrida oferece-nos uma vista sobre as salinas que outrora constituíram um importante recurso económico que hoje se encontram abandonadas.

   

A Vila do Maio, também conhecida por Vila do Porto Inglês, pela constante presença em tempos passados de barcos ingleses que transportavam o sal, é dominada pela calma e repouso que os habitantes fazem questão de preservar. Motivo de visita obrigatória são os seus principais monumentos/que marcaram a história da sua formação. A simpática Igreja Matriz, o Castelo do Maio (construído no séc. XVIII para defesa contra os piratas) e o Farol de S. José.

CasaSenhorial

   

Outros pontos de interesse no Maio encontram-se mais a norte como a Calheta, povoado piscatório com uma linda baía e onde se encontra a maior área de exploração florestal do país constituída por acácias. Visita obrigatória nesta zona é também o centro de olaria onde podem ser adquiridos notáveis testemunhos da tradição artesanal de Cabo Verde. Mais a norte e em direcção ao interior encontramos Cascabulho, pequena vila pacata onde também o artesanato tem expressão através da tapeçaria.